Aneurisma de
aorta abdominal


Aneurisma é uma dilatação em um ponto frágil da artéria. Pode ocorrer desde a cabeça até as pernas. O aneurisma mais frequente ocorre na aorta, a maior artéria do corpo, também chamado de aneurisma de aorta abdominal. Como está muito relacionado ao fumo e à idade, no momento em que for diagnosticado o aneurisma, parar de fumar é importante. Embora os aneurismas possam produzir sintomas pressionando órgãos vizinhos, o perigo maior é a sua ruptura, que causa hemorragia gravíssima. É importante tratar os pacientes antes deles apresentarem sintomas, e portanto antes das suas complicações. Na maioria dos casos os aneurismas são assintomáticos e diagnosticados ao se fazer um ultrassom de abdome por outros motivos. O risco de ruptura do aneurisma é proporcional ao seu tamanho. A cirurgia também tem riscos, somente devemos oferecer a cirurgia como possibilidade de tratamento caso o risco seja menor do que o risco do tratamento clínico.
Desta forma o tratamento do aneurisma deve levar em conta a idade e a expectativa de vida, a presença de doenças que aumentam o risco como problemas cardíacos. Após esta avaliação de risco propõe-se o tratamento que pode ser clínico, cirúrgico aberto ou endovascular. O tratamento endovascular ocupa um espaço importante atualmente, oferece menor risco e recuperação pós operatória mais rápida. Entretanto deverá ser realizado por profissional que tenha experiência e conhecimento sobre a técnica.
A SIRVAN surgiu em 1998 e a partir do ano de 2000 vem realizando o tratamento de aneurismas utilizando esta técnica. A experiência e técnica produz bons resultados neste tratamento.



