
Quimioembolização Hepática

O procedimento é realizado por equipe qualificada, e orientado por exames de imagem em ambiente especializado. Realiza-se uma punção arterial, com identificação das artérias que nutrem os tumores, seguido do cateterismo seletivo destes vasos e da injeção das micropartículas carreadas de quimioterápicos. Após o procedimento o paciente permanece em média 6 a 24 horas em observação, retornando em poucos dias às suas atividades cotidianas. Em torno de um mês após o procedimento já podemos avaliar os resultados por exames de controle e caso seja necessário é possível repeti-lo em busca de uma resposta completa.
A quimioembolização hepática intra-arterial ganha a cada dia mais importância no tratamento das neoplasias hepáticas (câncer de fígado). Indica-se para pacientes com neoplasias hepáticas primárias ou metastáticas e, pode ser realizada em conjunto com quimioterapia sistêmica ou cirurgia beneficiando um extenso grupo de pacientes.
A quimioembolização atua combinando duas acões contra os tumores: a embolização que interrompe o fluxo de sangue ao tumor e a aplicação intra-tumoral de quimioterápico que é um medicamento com ação antineoplásico. As partículas absorvem a medicação e libera a droga dentro do tumor desta forma diminui efetivamente a taxa de crescimento das células neoplásicas e diminui os efeitos colaterais.



